Só nois mamaes sabemos o quanto e dificil entroduzir alimentos saudaveis nos pequenos vamos ficar mais por dentro da importancia que é esse asunto.
alimentação é um dos requisitos para um crescimento contínuo e para a vida saudável de uma criança. Essa etapa começa a partir da amamentação do recém- nascido, que dura em média até o 6º mês de vida e continua na introdução de novos alimentos em sua nutrição, como a papinha, a partir dessa idade, até os 2 anos.
É importante que os pais tornem familiar aos filhos o consumo de verduras, legumes, frutas, folhas, cereais, grãos, carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e, principalmente, a ingestão de água. Todos esses elementos, combinados de maneira balanceada, conferem um excelente rendimento para a maturidade física e psicológica da criança.
Para que seu filho se alimente adequadamente, se reeducando, seguindo um horário controlado e um cardápio equilibrado, é preciso bastante paciência. As refeições devem transmitir uma sensação agradável e relaxante, não um momento frustrante de obrigação. Navegue nas páginas seguintes e fique por dentro dos principais assuntos relacionados a alimentação infantil.
(Mitos e Verdades sobre Alimentação Infantil)
*Comer muito tarde atrapalha o sono das crianças?
Sim. Isso pode acontecer porque a refeição demora para ser digerida e o organismo realiza a digestão mais lentamente. Se a criança demorar para jantar é importante aguardar pelo menos duas horas para dormir.
*As frutas devem ser consumidas com casca ou sem casca?
Dê preferência para frutas com casca que fornecem a seu filho uma ótima fonte de fibras. É importante que os pais sejam cuidadosos com a higiene dessas frutas com uma boa lavagem para a retirada de agrotóxicos e impurezas.
*Posso trocar o leite de vaca pelo leite de soja?
Depende. O ideal é consumir o leite de vaca porque ele possui mais cálcio. Muitas crianças podem desenvolver alergias ou intolerância a lactose e os pais devem levar ao pediatra caso constatem alguma alteração.
*Devo dar doces e refrigerantes ao meu filho?
Dê no máximo três porções desses alimentos por semana para seu filho. É importante ficar atento se seu filho possui algum problema de saúde ou está com excesso de peso.
*Meu filho pode consumir frutos do mar?
Não. Espere até seu filho completar dois anos porque esses alimentos causam muitas alergias e intoxicações alimentares.
*Posso retirar a carne vermelha da dieta?
Depende, pois a carne vermelha fornece proteínas, zinco, gorduras, ferro e zinco para o organismo da criança. Ela é a melhor arma para combater a anemia que acomete diversas crianças. Peixes e frangos não possuem a mesma concentração do nutriente.
*Criança pode tomar café?
Sim. Mas, seu consumo deve ser feito moderadamente e evitado para crianças agitadas. Dê preferência para pequenas quantidades diluídas com o leite.
0 comentários :
Postar um comentário